segunda-feira, 2 de novembro de 2009

do SOM DA FRENTE


Do 1º post:
"Este é um blog em permanente construção.
Antes, esteve como tópico num fórum demasiadamente pobre de espírito e foi retirado. ..."


António Sérgio era informado com regularidade dos "ecos" que eram colocados por ali.
Fazia diversas "correspondências" com os posts, manteve por isso a Sheila Shandra na "ponta da língua" e fez referências ao Mazungue convidando os ouvintes a passar por lá.
Ficava encantado com os clips dos Shearwater e dos Cinematic Orchestra (p/ex) e por coincidência ou não, passava depois essas músicas...



Ele tinha consciência do potencial pelo aumento do culto do "seu som" por esta via.

Há um mês, avisou-me que ia ter mais uma hora de "Viriato 25" e pensou juntar o programa a blogs. Eu estava sem tempo e ideia ficou de ser discutida mais em concreto...

Uma parte da minha resposta foi esta: "... Como sabes, ainda não reuni os elementos para reconstruir o "Som da Frente" http://som-da-frente.blogspot.com/ que tinha feito no "Mazungue".
Esse tópico que quero transportar para o blog, nasceu com 19 posts principalmente com o objectivo de te dar a conhecer a uma comunidade virtual de angolanos muito visitada por gente de todo o lado, comunidade que me parecia aberta e independente, mas que 99% dos dos seus membros te desconhecia.
Depois, o tópico foi reaberto para repudiar a palhaçada que te fizeram na Comercial e + tarde para dar vivas à tua entrada na RADAR. Até eu sair do Mazungue, fui colocando + umas coisas q entretanto foram aparecendo relativas aos tempos do "Som", assim como coisas recentes que emitias ligadas a África, tal como também outras músicas novas que mostravas e q s encaixavam naquele espaço. Sendo 1 site muito visitado por todas as razões, mais eco teve esse tópico, que com apenas 40 posts, atingiu n1 ano 10.000 visitas! Infelizmente e como tem sucedido em muitos casos nestas comunidades, a não independência acaba por se revelar. ..."


Isto não pára, António.

Revolta


"Fecha-se um ciclo" diz Nuno Santos, director da SIC.

Como é possível que alguém que foi beber inspiração ao que passavas no "Som da Frente" para fazer o melhor das "Manhãs da Comercial" diga uma coisa destas?

Como é possível uma afirmação destas sobre tu, que estás anos-luz à frente no contexto da rádio e que abraçaste de alma e coração o potencial da Internet para a expandir?

E assim se ficou a saber sobre o valor e a visão de mais alguém que não interessa...

silêncio


Tinha sido longa a minha jornada.
Durante a viagem anunciaram que tu, o Lobo Mestre, tinhas partido.
Em choque prossegui e logo que pude dirigi-me ao monte da Estrela onde te encontravas.
Mas os portões estavam fechados.

Estranha e cruel condição esta agora imposta aos lobos... Durante mais de 30 anos te ouvi de madrugada, com os sons da frente na hora do lobo...
Está Lua Cheia, mas uivei em silêncio enquanto um mocho ecoava no jardim do mesmo monte...

Voltei para o carro enquanto passou ali mesmo um avião enorme, muito devagar. Tinha uma cauda cor de fogo e vinha de Luanda.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

prepare your coffin

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cohen covered



Esta é a semana de "Cohen covered" pela MOJO no Viriato 25 de António Sérgio na RADAR.
Um belo exemplo por Allison Crowe:

terça-feira, 28 de abril de 2009

o anjo exilado


sexta-feira, 24 de abril de 2009

corrupt



quinta-feira, 26 de março de 2009

De tudo isto, gostei deste comentário:
"Devido à minha tenra idade, ontem às 23h tive o meu primeiro contacto com o António Sérgio. E pronto, acho que me matou a curiosidade: sim é uma grande voz e sim, é um grande comunicador. Não ouvimos grandes novidades mas houve algumas surpresas. O manejamento dos botões da radar não foi brilhante, mas adorei a maneira como lida com os silêncios da rádio, foi muito profissional e nada de medo em assumir o erro. O Viriato 25 ganhou para já um ouvinte que nunca ouviu o Som da Frente. Só o Tira Linhas é que não me convenceu, e no entanto cada vez gosto mais das potencialidades da rádio... como é que alguém se foi lembrou de inventar a televisão?

Como respondo a Filoctetes, o problema não está nos veículos, mas nos parolos q os dominam para gáudio da parolada...